Porto Alegre recebe Simpósio Vetex de Medicina Veterinária no próximo sábado
14 / Maio / 2024
Evento terá palestras pela manhã e à tarde no campus Zona Sul da UniRitter
No próximo sábado (23), Porto Alegre receberá o Simpósio Vetex de Medicina Veterinária, destinado a profissionais e alunos da área de pequenos animais. Com início às 8h e encerramento às 18h, o evento será realizado no auditório Master do campus Zona Sul da UniRitter e reunirá especialistas do setor. Ao todo, a programação dispõe de sete palestras que abordarão temas como leishmaniose, interpretação de hemogramas, histopatologia e imunohistoquímica e doenças renais em felinos.
A partir das 8h45, a primeira palestra do evento será ministrada por Mariana Caetano Teixeira, professora do curso de Medicina Veterinária da UniRitter. O tema abordado será “Leishmaniose em Porto Alegre: estamos preparados para diagnosticar, estadiar e tratar?”, que explica as fases de identificar a doença, classificar o quanto se espalhou pelo corpo do animal e planejar o tratamento mais adequado a cada caso.
Em seguida, o assunto será “Abordagem clínica das alterações hematológicas”, apresentado às 9h45 por Nicole Hlavac, professora de Patologia Clínica Veterinária e responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato R. de Medeiros Neto (HOSPMEV) da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia.
No final da manhã, a partir das 11h15, a patologista veterinária Kayane Rosales Molarinho abordará o tema “Histopatologia e imuno-histoquímica aplicadas à rotina clínica”.
A programação da tarde será aberta às 13h30, pelo médico veterinário Charles Silva De Lima, especialista em Nefrologia e Urologia, que palestra sobre “Doença Renal Crônica em Felinos, além da ureia e da creatinina”.
A partir das 14h30, a especialista em microbiologia do laboratório Vetex, Naiara Dognani Israel, apresenta o painel “Desvendando a interpretação do MIC”, que aborda o método técnico capaz de indicar uma quantidade mínima de antibiótico para cada caso patológico.
Mais tarde, às 16h, a palestra “Diagnóstico de AHIM segundo o ACVIM consensus” será apresentada por Stella de Faria Valle, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias da UFRGS.
Encerra o simpósio a médica veterinária Camila Serina Lasta, que é sócia do Laboratório Vetex Porto Alegre. O último tópico do evento será “Desafios no diagnóstico e tratamento das doenças transmitidas por carrapatos”.
Inovação de aprendizagem
O simpósio tem o objetivo de abordar as principais dúvidas dos médicos veterinários sobre interpretação de exames laboratoriais e soluções clínicas na área de atuação. A empresa Vetex, que organiza o encontro, é atualmente a maior rede de laboratórios veterinários do Brasil e está começando uma parceria com a UniRitter.
A Vetex passa a integrar o programa UC Dual, que propõe inovação no processo de aprendizagem, ao aproximar os estudantes da realidade de empresas do setor de atuação. No curso de Medicina Veterinária, os estudantes do Centro Universitário terão palestras contínuas com profissionais da área para aproximar os alunos da vivência do laboratório, visando o entendimento sobre análises clínicas e o papel do médico veterinário no laboratório.
Sobre os palestrantes
Mariana Caetano Teixeira – Professora da UniRitter nas disciplinas de Agressão e Defesa em Medicina Veterinária I e II, e Clínica de Pequenos Animais I e IV. Tem experiência com foco em Doenças Parasitárias de Animais, Clínica de Pequenos Animais e Medicina Veterinária Preventiva. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil. Mestrado e doutorado concluídos em Ciências Veterinárias com ênfase em Parasitologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui curso de especialização em andamento em Geriatria Veterinária pela Anclivepa SP.
Nicole Hlavac – Médica Veterinária formada pela Universidade de Passo Fundo, fez residência no Hospital de Clínica Veterinárias da UFRGS, mestrado e doutorado com ênfase em Patologia Clínica Veterinária no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de Patologia Clínica Veterinária e responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato R. de Medeiros Neto (HOSPMEV) da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia; e pós-doutoranda na UFRGS. Tem experiência na área de Patologia Clínica Veterinária, com ênfase em Hematologia e Medicina Transfusional.
Kayane Rosales Molarinho – Veterinária patologista, formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Saúde Animal com ênfase em Patologia, pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor.
Charles Silva De Lima – Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Pelotas, com especialização em Clínica Médica de Animais de Companhia e mestrado em Ciência Animal, com foco em Nefrologia e Urologia veterinárias. Conselheiro científico da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos, membro da Subcomissão de Doenças do Sistema Urinário dos Felinos do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias.
Naiara Dognani Israel – Responsável pelo setor de microbiologia da unidade Vetex Florianópolis. Formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na qual foi bolsista de iniciação científica com o projeto “Pesquisa dos principais microrganismos multirresistentes e detecção dos genes de resistência antimicrobiana envolvidos em infecções hospitalares no HCV CAV UDESC”.
Stella de Faria Valle – Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias. Atualmente é professora e coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias (LACVET/UFRGS).
Camila Serina Lasta – Sócia do Laboratório Vetex Porto Alegre. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e doutorado em Patologia Clínica Veterinária na Universidade Federal do Rio Grande Sul, onde atua hoje como docente. Especializada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais.